Crianças e adolescentes lideram denúncias de violações dos direitos humanos no Disque 100

14 de abril de 2017

* Da redação do site www.chegadetrabalhoinfantil.org.br 

O grupo formado por crianças e adolescentes foi o que sofreu mais violações de direitos humanos em 2016, segundo balanço do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) divulgados nesta semana pelo governo federal. Do total de 133 mil denúncias feitas por telefone e outros canais de atendimento do serviço, 76 mil se referiam à população com menos de 18 anos, 57% do total.

De acordo com o relatório apresentado, o maior motivo de denúncia é negligência, com 37,6% dos casos, seguido por violência psicológica (23,4%), violência física (22,2%), violência sexual (10,9%) e outras violações (6%).

O levantamento mostra que as crianças de 4 a 11 anos são as maiores vítimas, somando 42% dos casos, seguida da faixa etária de 12 a 17 anos (30%) e de 0 a 3 anos (18%). Na grande maioria dos casos, o suspeito de cometer a violação é a própria mãe (41%), seguida do pai (18%). Quanto ao local, 53% das violações acontecem dentro da própria casa da vítima.

“Fiz um cálculo estimado que indica que mais de 70% das situações de violência [contra crianças] ocorrem no âmbito familiar. Ainda que não só [cometidas] pelo pai ou a mãe, [os suspeitos podem ser também] avó, avô, tio, tia”, disse a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, Cláudia Vidigal.

Apesar da proporção alarmante, o número total de denúncias envolvendo violações contra menores de 18 anos caiu 5,3% em relação a 2015, quando foram registrados cerca de 80 mil casos relativos a essa faixa etária.

No entanto, a redução não reflete, necessariamente, a diminuição da violência, observa a ouvidora nacional dos Direitos Humanos, Irina Bacci. “A maioria absoluta dos casos não são nem denunciados. Se não chegam ao Disque Direitos Humanos, muitas vezes não chegam às delegacias nem aos órgãos de proteção. A gente sabe que as violações no Brasil são subnotificadas”, explica.

« Voltar


Facebook
Facebook
Google+
http://www.chegadetrabalhoinfantil.com.br/criancas-e-adolescentes-lideram-denuncias-de-violacoes-dos-direitos-humanos-no-brasil-pelo-disque-100/">
Twitter

Comentários